7

Jul, 2017

Como usar o contêiner no seu projeto? Veja diferentes maneiras!

By: | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , | Comments: 0

A reciclagem de materiais na arquitetura é cada vez mais valorizada a fim de possibilitar a criação de projetos sustentáveis. Certamente os contêineres navais tem sido um dos elementos que ganharam destaque nos últimos anos para a concepção de edifícios privados e públicos que respeitam o meio-ambiente. Além do apelo ecológico, esta escolha pode acontecer pela rapidez e facilidade de montagem, pela opção de um canteiro de obras mais limpo, ou até mesmo pelas diferentes soluções projetuais que este material proporciona. Com seus tamanhos padronizados, torna-se possível a criação de uma estrutura modular que permite infinitas possibilidades de intervenção no material, de modo que ele se adeque a diversos usos.

Sendo assim, reunimos aqui 20 exemplos de obras que adotam o uso de contêineres e algumas dicas que certamente te ajudarão durante um projeto com eles. Saiba mais, a seguir.

 

Uso Residencial

A moradia modulada por contêineres estabelece um completo sistema de produção. Este sistema traz alguns desafios, como o controle de temperatura interna. Para solucionar isto é importante estudar a orientação do terreno e da implantação do projeto a fim de tirar proveito do clima local e forrar as camadas interiores com isolante termo-acústico para garantir o conforto do usuário.  No entanto, também surgem vantagens como a facilidade de montagem. Em alguns casos cada contêiner requer aproximadamente meia hora para ser erguido. A estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser completamente pré-fabricada na indústria, diminuindo o tempo de construção in loco.

 

Residência Huiini / S+ diseño

© Mito Covarrubias

© Mito Covarrubias

 

 

 

Uma Última Viagem / Spray Architecture + Gabrielle Vella-Boucaud

© Jelena Stajic

© Jelena Stajic

 

 

Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen

© LI Minfei

© LI Minfei

 

 

 

Uso Comercial / Institucional

Os usos comerciais e institucionais podem se beneficiar do ritmo da estrutura modular para criar através do movimento uma imagem marcante para o edifício. Além disso, destaca-se a facilidade de deslocamento dos contêineres, facilitando o transporte e montagem do mesmo projeto para o reuso em diversos lugares.

 

Pavilhão de Container / People’s Architecture

Cortesia de People’s Architecture Office

Cortesia de People’s Architecture Office

 

 

APAP OpenSchool / LOT-EK Architecture & Design

© Kim Myoung-Sik

© Kim Myoung-Sik

 

 

SUPERISCÓPIO / Pedro Barata e Arquitetos Associados

© Osvaldo Castro, Fábio Cansado

© Osvaldo Castro, Fábio Cansado

 

 

Feito para ser Movido / Arcgency

© COAST_ Rasmus Hjortshøj

© COAST_ Rasmus Hjortshøj

 

 

Sanlitun South / LOT-EK Architecture & Design

© Shu He

© Shu He

 

 

 

Infraestrutura Pública

O contêiner pode ser complementado por leves montantes e outros tipos de estruturas, através de diferentes estratégias projetuais ele pode configurar um elemento fundamental para criar edifícios efêmeros ou fixos para o uso público. Como podemos ver nos dois exemplos a seguir:

 

Container Park / ATÖLYE Labs

© Yerçekim Photography

© Yerçekim Photography

 

 

Kontenerart 2015 / Adam Wierciński Architekt

© Przemyslaw Turlej

© Przemyslaw Turlej

 

 

 

Fonte: archdaily

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.